quinta-feira, 23 de abril de 2009



Baleia Azul


Nome científico: Balaenoptera musculus.

Distribuição:A baleia-azul pode ser encontrada em todos os oceanos do planeta, embora faça migrações sazonais para fugir a águas mais quentes, já que a sua preferência vai para as águas mais frias e ricas em alimento.

Alimentação:A base da alimentação da baleia-azul é o Krill, pequeno crustáceo parecido com o camarão com poucos centímetros de comprimento. Uma baleia adulta desta espécie pode ingerir mais de 3 toneladas deste alimento por dia.

Estado de conservação:Em perigo. Estima-se que possam haver no máximo 6000 destes mamíferos na globalidade do planeta. A causa destes números tão baixos foi a caça que lhe foi movida a partir da segunda metade do século XIX e até aos anos 60 do século XX. Durante este período podem ter sido caçadas 350.000 baleias-azuis.Neste momento a espécie é protegida e proibida a sua caça por quase todos os países do mundo.

Gestação e maturidade sexual:As baleias-azuis atingem a maturidade sexual por volta dos 7/8 anos.

Reprodução:A gestação destes animais dura cerca de 12 meses, findos os quais nasce uma cria com 7 ou 8 metros e mais de 2 toneladas.

Tamanho:O tamanho máximo encontrado foi de cerca de 33 metros, sendo que a grande maioria ronda os 25/30 e podem pesar até 130.000 kg . São os maiores e mais pesados animais da terra.

Longevidade:Estimada em 80 ou 90 anos

6 comentários:

  1. Gostaria que me seguisse. Aqui esta o meu blog:
    http://blogciencia-david.blogspot.com
    bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. amo esses tipos de animais fico surpresa que essa baleia é a maior e a mais pesada do mundo
    pena que ela esta em exitinção mais eu vou fazer o que eu posso para ajuda-lo esse grande animal
    eu trabalho no parque aquatico "SeaWorld Orlando" nos Estados Unidos e sou treinadora de baleias !!!! espero que a vida marinha viva por muito e muito tempo!!!

    ResponderEliminar
  3. POXA GENTE!EU ADMIRO MUITO PESSOAS QUE LUTAM PRA PRESERVA ESSES ANIMAIS QUERIA MUITO ORIENTAÇÃO DESSA PESSOAS PRA QUE EU POSSAR APREENDER AINDA MAIS SOBRE ESSES MAMIFEROS,POIS AMO Á VIDA MARINHA E ESTOU A DISPOSIÇÃO DE APREENDER UM POUCO MAS!
    QUALQUER NOTICIA A RESPEITO DA VIDA MARINHA MANDE PRA MIM!MEU IMAIL É(EDSONPAN1@HOTMAIL.COM)

    ResponderEliminar